Actividade 5 - Flutuação de corpos

Nas últimas aulas, tem sido objecto do nosso estudo a relação das forças com os movimentos, e a compreensão de vários fenómenos que acontecem no nosso dia-a-dia, os quais são explicados de acordo com essas relações.

Analisa a seguinte situação:

flutuação_mar_morto.jpg

Todos nós já experimentámos a sensação de leveza quando tomamos um banho de imersão ou um banho de mar. Porque será que isto acontece? O que acontece no Mar Morto para que possamos nele estar tranquilamente a ler um livro?

1. Com base na situação analisada, que problema poderá ser formulado? Porque é que um corpo flutua mais facilmente na água sem sal do que com sal?


Hum....Será que o peso influencia a flutuação?
Hum.....Será que o tamanho influencia a flutuação?


  1. Um corpo flutua mais facilmente num recipiente de água com sal- João
  2. Existência de uma força que impulsiona o corpo para cima
  3. O peso de um corpo diminui, dentro de água.

Porque será que no mar morto é mais facíl flutuar do que na piscina?

R: O problema é o seguinte: Porque é que flutuamos na água.

1) Porquê que ele flutua? 2)Porquê que ele consegue flutuar melhor no Mar Morto do que na piscina?

2. Formulem hipóteses que possam explicar o problema definido.
A nossa intuição leva-nos a pensar que o corpo flutua melhor na água com sal do que na doce. Também discutirmos se possivelmente o sal teria influência ou não no resultado, o grupo foi unânime e pensa que o sal influência na experiência final.

1.Porque quanto maior for a salinidade mais facilmente se flutua.

2. Para flutuar , a água exerce uma força chamada impulsão.


: A força varia o grau de flutuabilidade na água. A água exerce uma força superior ao do corpo. A existência de uma força que impulsiona o corpo para cima.
A água salgada ou doce pode variar na flutuabilidade na água. A água salgada cria bolhas de ar que permitem uma melhor flutuabilidade, enquanto que a água doce, não.

1)
2) Por causa da quantidade de sal que há na água.



3. Planifiquem uma experência que permita testar as hipóteses formuladas. Verifiquem com a professora se têm o material necessário. Definam como vão proceder ao registo dos dados/observações.4. Executem a experiência, registando os dados/observações.5. Discutam os resultados em grupo e tirem conclusões (As hipóteses foram validadas? Existem novas hipóteses? Conseguem responder ao problema formulado?)6. Avaliem o desempenho do grupo.--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Apliquem o conhecimento...arquimedes.jpg
Arquimedes, filho do astrónomo Fídias, nasceu em Siracusa, Sicília, em 287 a.C.. Foi educado em Alexandria, Egipto, onde se consagrou ao estudo da matemática e geometria. Viveu grande parte da sua vida na Sicília, e aí se dedicou à descoberta e à experimentação.
O seu resultado mais célebre ficou conhecido como o Princípio de Arquimedes (impulsão nos líquidos). A história que levou Arquimedes a correr pelas ruas, nu ou
com uma simples toalha, a gritar Eureka ,encontrei! não é mais do que uma lenda. No entanto, sabe-se que o rei de Siracusa Hieron II colocou ao longo da sua vida problemas de vária ordem a Arquimedes que este resolveu. Um desses problemas foi o seguinte: receando ter sido enganado pelo ourives a quem tinha encomendado uma coroa de ouro puro, o rei Hieron II solicitou a Arquimedes que encontrasse uma forma de se comprovar a natureza do material sem a danificar. O que terá feito Arquimedes para provar ao rei que a sua nova coroa era só de ouro, como tinha encomendado e pago, ou se o ourives que a executara o teria aldrabado, substituindo o ouro por outro qualquer metal? A impulsão dos líquidos dá a resposta…A acreditar na lenda, o ourives era aldrabão!

1 - Quando se colocam três esferas (uma de cortiça, outra de ferro e outra de plástico) com o mesmo volume no meio da água de uma tina, verifica-se que a esfera de cortiça irá subir, até ficar a flutuar na superfície da água, a de ferro vai ao fundo e a de plástico permanece em equilíbrio dentro de água.
A partir dos conhecimentos que adquiriste com a realização da actividade experimental anterior formula uma hipótese explicativa para a situação descrita.

Com base na tua hipótese explicativa, como terá Arquimedes descoberto que a coroa do rei Hieron II era de prata e não de ouro?

2. Com base nos conceitos adquiridos elabora uma hipótese explicativa para os navios flutuarem na água e os balões de ar quente subirem no ar.